• @UsConservadores

Bolsonaro é Conservador?

Escrito por: Recanto Conservador

A Vossa Excelência, o senhor Jair Messias Bolsonaro, cresceu em torno do discurso conservador, grupos apoiadores surgiram levantando a bandeira do conservadorismo e apoiando Bolsonaro, mas afinal Bolsonaro é conservador?


Absolutamente Bolsonaro está longe de ser conservador, de fato está mais ligado a um reacionário de quartel como Hugo Chávez na Venezuela, vale lembrar que o Bolsonarismo é um movimento de massa e populista que não tem nada filosoficamente ligado ao conservadorismo. Não há neste movimento ceticismo e nenhuma prudência em torno do claro positivismo que o movimento Bolsonarista carrega.


Abrindo então o debate sobre ceticismo conservador lembramos o grande debate na idade moderna entre empiristas e racionalistas, e é notório que os "conservadores" tupiniquins nunca chegarão a perguntar "isto é progresso ou uma armadilha política?"


No tocante à prudência do valor conservador é impossível não citar Burke, cuja a obra sobre a revolução francesa é crítica dos acontecimentos históricos do momento. É necessário refletir que foi a maior escrita relevante contraponto à Revolução Francesa. A prudência está obviamente ligada ao ceticismo e, por essa questão, suspeita da capacidade humana de criar um mundo perfeito ou por fim em todo mal estabelecido em um nação. A princípio, todo conservador tende sempre a olhar o passado como um ensinamento para que não cometamos erros no futuro em que pagarão as futuras gerações. Notem que não estamos falando do fim da mudança ou da tentativa de impedir o avanço, e sim de prudência e reflexão sobre novas ideias.


Visando isso percebemos que o Bolsonarismo se opõe a esse pensamento e ainda acredita num salvador da nação que seria Bolsonaro, uma passagem bíblica muito boa sobre essa idolatria é do bezerro de ouro.


O maior desse grande problema que é os reacionários Bolsonaristas são anti-instituições. Certamente alguém que sabe o mínimo de Burke sabe o respeito que devemos ter às instituições vigentes em nossa nação, e não tentar sujar e pedir o fim delas. E por último, em uma entrevista antiga de Bolsonaro a um jornal, o reacionário defende Hugo Chávez e acredita que sua filosofia deveria se espalhar pela América, certamente alguém que tem o mínimo de entendimento com o conservadorismo não defenderia Hugo Chávez nem idolatraria Ustra.


O laudo para nosso presidente é de um reacionário militar positivista com lampejos de um revolucionário ditador, e inconsequente com qualquer questão sem ao menos refletir com o passado e a tentativa de sempre fazer um discurso de populista de meia tigela. Se Burke estivesse vivo hoje e visse todos os fatos sobre Bolsonaro, certamente seria contrário e ainda o consideraria uma ameaça ao Conservadorismo.


Infelizmente esses movimentos conservadores se basearem em apenas duas coisas: seguir alguém idolatradamente e ser anti-esquerda. Isso nos vai custar caro para o conservadorismo de fato no futuro pois a nossa imagem sempre será associada à catástrofe que o governo do Bolsonaro se tornou.

111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba Nossos Artigos:

Os Conservadores © 2020