• @UsConservadores

NÃO! Capitalismo Não é Lucro.

Atualizado: há 6 dias


Escrito por: Iago Dumont



Você com certeza já ouviu mais de uma vez na sua vida, que capitalismo é um sistema que visa apenas o lucro, um sistema onde todos são egocêntricos que só buscam dinheiro o tempo todo. Mas não precisa ser nenhum economista para perceber facilmente que capitalismo não se resume a apenas lucro e dinheiro. E, eu (uma pessoa comum) vou explicar pra você (outra pessoa comum) que está lógica simplista está errada, e como você pode refutar ela.
Quanto de dinheiro você gastou com coisas evitáveis só nesse mês? Coisas que não são essenciais e que você poderia muito bem não ter comprado sem nenhum problema. Desde uma bala até uma bola. Por mais muquirana que você seja, provavelmente você gastou um bom dinheiro com essas coisas. E comprando essas coisas completamente evitáveis, você deixou de ter dinheiro para ter algo que você comprou com o objetivo de se satisfazer mais, ou satisfazer alguém. Você pode ter se decepcionado, mas o objetivo de você ter comprado opcionalmente algo evitável, foi, muito provavelmente, se satisfazer mais, ou satisfazer alguém.

Isso que eu citei acima, é umas das coisas mais comuns de se acontecer dentro do capitalismo, e desde o pobre, até o rico, todos praticam isso (cada um, a sua maneira).

Se o objetivo maior do capitalismo fosse mesmo ganhar dinheiro e ter lucro, você não gastaria dinheiro com coisas evitáveis. O capitalismo se trata exatamente daquilo que foi citado acima: obter um nível maior de satisfação.
Veja os ricos, por exemplo. Geralmente eles são empresários, e por mais que o trabalho deles, na empresa, seja obter mais lucro para a sua instituição, se formos observar a vida pessoal deles, eles costumam torrar um bom dinheiro com as coisas mais mirabolantes.
Alguns deles até compram coisas que não vão dar literalmente nenhum retorno. Como, por exemplo, quando um empresário gasta uma boa grana comprando uma área de reserva natural, simplesmente pra deixar ela lá quieta, sendo preservada.
Nessa ação, ele gastou uma grana preta comprando algo que não dará nenhum retorno, simplesmente porque ele quis.
Além de tudo isso, desde a Revolução Industrial, a qualidade de vida das pessoas aumentou consideravelmente e constantemente. Sendo que o lucro foi um dos objetivos fundamentais daqueles agentes econômicos, servindo como uma ponte para chegar até a melhoria das condições de vivência.
E é disso que se trata o capitalismo. Do rico ao pobre, o lucro não é o objetivo principal, sendo o objetivo principal a elevação dá satisfação pessoal. E nesse processo da busca por maior satisfação, todos irão ter despesas e perdas de dinheiro.
Então se você tem uma condição de vida hoje que é melhor que a dos luxuosos Reis e aristocratas medievais, é "tudo culpa do capitalismo opressor malvadão".

45 visualizações0 comentário

Receba Nossos Artigos:

Os Conservadores © 2020