• @UsConservadores

Porque sou contra a privatização da Eletrobrás?

Atualizado: Mar 10


Escrito por: Recanto Miguel




No Brasil hoje existe uma corrente de pensamento em que tudo do estado é ruim e se for passado para a iniciativa privada irá melhorar. Mas será que as coisas funcionam assim mesmo ou é só mais um delírio coletivo? O tal do privatiza tudo é eficiente?


China, Estados Unidos e Canadá. O que os 3 tem em comum nesse assunto?


Pois bem, os três países acima visam a manutenção do poderio estatal sobre Energia Elétrica para um facilitamento do desenvolvimento nacional com uma base de segurança energética ou seja a garantia que a Energia chegará a todos e com um preço acessível. Ou seja o estado lucra mas menos em comparação as empresas privadas já que o objetivo do estado quando está nesse serviço não é o lucro e sim a segurança energética como citada neste parágrafo.



Experiência brasileira


Não sou contra a iniciativa privada mas é notório que qualquer tentativa de aumentar o seu lucro as empresas privadas irão tentar aumentar. Exemplo disso foi a distribuidora Italiana Enel que colocou novas tarifas na energia de São Paulo com uma premissa que precisaria "obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas". No Nordeste com a privatização das distribuidoras elétricas o reajuste tarifário chegou à 32% e como também vários estudos no Brasil apontaram que normalmente quando há a privatização desse serviço sempre existe um "tarifaço" sobre a população. Com isso podemos ver que o único que se beneficia na prática com privatizações no serviço elétrico são as empresas que entram para fazer o tal serviço.



A Eletrobrás


A Eletrobrás após o fim do governo do PT vem se recuperando, sua receita está ficando mais estável e a empresa está ficando no superávit, sabendo disso pq devo privatizar uma empresa que não dá prejuízo e além disso com sua privatização as tarifas de energia podem aumentar para todo Brasil? As pessoas devem largar suas ideias e serem pragmáticas, pois desde das grandes privatizações de FHC nenhum dos objetivos foram alcançados, A dívida aumentou, o povo gasta mais, e o único vencedor são as empresas contratadas ou que tomaram posse do serviço. Alias quem irá comprar a Eletrobrás? Estatais Chinesas?



Sou um estatista?


NÃO! Nossas experiências como também no estrangeiro mostrou que certos serviços não se tornam melhor quando é privatizado, privatizações devem ocorrer quando é necessário não porque você gosta de privatizações. Vários países supostamente liberais economicamente tem posse de estatais de energia justamente pela questão que eles preferem assegurar a segurança energética ao invés de altos lucros, é necessário entender que o setor energético é estratégico para o Brasil como em qualquer outro país, devemos cobrar os governos por planejamentos mais eficazes e também a nossa limpeza energética.



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo