• @UsConservadores

Sentimentalismo, pastos e banana para os macacos

Venho aqui neste post repudiar situações que vem acontecendo no nosso circo político, que dizer, ciclo político pós Regime Militar. As críticas estão ligadas aos 3 temas do título deste post.


A de se entender o nosso fracasso político por razões até bastantes óbvias de se verem no dia-dia. Ignorância total, falta de virtudes e uma população sem preocupação além de sua sobrevivência e de sua família. Essas questões são compreensíveis e não há como com um passo de mágica mudar mas para as pessoas que tem tempo para uma reflexão política/filosófica devem refletir sobre suas ações.


  • A primeira questão que levanto é o sentimentalismo fortíssimo em momentos de crise como hoje estamos, não é possível que as pessoas que influenciam pequenas massas não refletem no conteúdo de suas postagens, grande parte das postagens que percebo na internet tem um teor baixíssimo de conteúdo importante e são só criticas vagas com ataques ao físico de alguém ou alguma suposta situação. Ao invés de mostrar o que o político A ou B faz mostre também o porque disso, mostre que ele é um homem sem virtudes ou que ele não apoia a democracia porque segue uma linha política autoritária e uma linha filosófica um tanto perigosa. BINGO! Neste quesito o conservadorismo se sai muito bem pois segue o ceticismo e tem como o uso das virtudes mais bela que existe, a prudência.



  • Chegando no segundo tema, acredito que seja algo comum mesmo sendo nocivo ao debate. Pastos para quem não sacou seria o conjunto de idólatras de políticos mais conhecido como gado. Entrando já dentro da zona rural podemos analisar que mesmos tendo vários pastos todos os seus gados tem as mesmas ações, seguindo e mudando por consequência dos seus donos. Moristas, Bolsonaristas, petistas e por aí vai são os pastos que com mais facilidade consigo identificar hoje. O gado normalmente se torna isso gado pelo um fator de precisar ter fé na política, também o sentimentalismo muito forte e por último uma inocência de acreditar que um único cidadão e seus companheiros vão conseguir mudar um mecanismo que perdura desde da época da Monarquia. Política é conflito e negociação, nunca vai acabar e sempre terá a a imperfeição como soberana. Pare de acreditar que um governo de 4 anos vai fazer mudanças significativas.


Um ponto também dentro do pasto que o amor do gado pelo fazendeiro é próximo do ódio, então caso o gado tenha um choque de realidade ele terá fortes tendências a trocar de pasto ou ter um ódio profundo seu antigo dono e com a cereja do bolo desacreditar na mudança.


  • Por fim o ponto que grande parte da população consegue perceber, o pão e o circo. A analogia é simples, a população quer ouvir coisas que tendem ao impeachment do Presidente, a resposta disso são as notas de repúdio e nenhuma ação de fato que mude esse a maré do Presidente em direção ao fracasso de tomar o impeachment. O cômico é saber que várias pessoas ficam felizes com a nota de repúdio, mudou o que ? Nada. Agradou os macacos pois receberam a banana mas quem as jogas se diverte vendo essa situação em que o macaco é um mero animal de manipulação para sua pose de bom amigo dos macacos.


Para quem chegou no final recomendo a vocês um artigo do nosso outro escritor do site Renan. O artigo é sobre o ceticismo de Michael Oakeshott, acredito que vai ajudar muito vocês e concerteza afastar dos 3 males apresentado desse post.


O artigo: https://www.osconservadores.com/post/michael-oakeshott-a-ess%C3%AAncia-do-conservadorismo

Recanto Miguel








18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba Nossos Artigos:

Os Conservadores © 2020