• @UsConservadores

Um Problema no Sistema Democrático: Nivelamento da Intelectualidade Política por Baixo

Atualizado: Jan 13


Escrito por: Ferraresi



A ideia de um governo de sábios não é recente, muito pelo contrário, Platão já a concebeu em sua obra A República, este governo, sofocrata, encontra barreiras ao sair da teoria para ser aplicado a realidade, quem escolheria os sábios para governar? Um monarca? Um conselho? Uma igreja? Que tal, o povo? O povo deve eleger os sábios! Pois é isso que se espera, que sejam sábios, não há lógica no povo deliberadamente escolher alguém que os faça mal.
Seria a democracia uma forma da sociedade tentar alcançar a sofocracia? Deveria ser, mas o povo não vê desta forma, muitas variáveis são adicionadas a equação quando se fala de democracia em um país de terceiro ou até mesmo segundo mundo, isso envolve interesses do mercado, de oligarcas, de burocratas e do povo e sua sabedoria, ou melhor, a falta dela.
Em um governo ideal o parlamento seria uma casa de estadistas, que habilidosamente regem o país em sintonia com o Chefe de Governo estes sendo sempre monitorados.
Não é isso que a democracia tem nos demonstrado, o povo, em sua esmagadora parte ignorante elege dentre os seus, aquele que ele se identifica, qualquer um que vomite um discurso populista está eleito, sem muita regulação sobre quem pode ser eleito na chamada "festa da democracia", as eleições, acaba-se por contaminar o parlamento e os altos cargos do Governo com a nata mais podre da sociedade, pois como dizia Platão, o governante para ser ideal não pode almejar a governança, cria-se uma rinha de oligarcas e burocratas se estapeando pelos seus cargos por trás das cortinas e na frente destas acenando e prometendo um novo hospital.
Nossa democracia nos presenteou com o que há de mais baixo num sistema político: Usar a máquina para produzir seus interesses, não os da nação e atenção "nação" e não "povo"; a democracia é um aborto horrendo da sofocracia e nivela o nível intelectual de nossos eleitos para o mais baixo que se é possível.
Porém, democracia é o melhor que temos, se soubermos usá-la, ela é extremamente benéfica podendo deixar o povo participar dos rumos da nação, porém se não a colocar nas rédeas certas ela se auto destrói em populismo e oligarquias regionais.



11 visualizações0 comentário

Receba Nossos Artigos:

Os Conservadores © 2020